quinta-feira, 11 de julho de 2013

ENTEVISTA AO INFUTSAL SOBRE A SUBIDA DO GARECUS À 3ª NACIONAL



 
O GARECUS/ Santiais aceitou o convite da Federação Portuguesa de Futebol para integrar a 3ª Divisão Nacional na época 2013/2014. Vice-campeã da Divisão de Honra na temporada passada, a equipa de Santiais conseguiu, assim, o feito invejável de duas subidas consecutivas de escalão. Em mais uma estreia da equipa de Pombal, falamos com o técnico Nuno Marques.



- O convite da FPF apanhou o clube de surpresa ou já anteviam a possibilidade de subida?
O convite acabou por surgir de uma forma natural para nós, visto que nas últimas épocas o 2º classificado tinha sido sempre convidado a subir. A surpresa maior, apesar de termos trabalhado sempre para alcançar a melhor classificação possível, foi mesmo termos ficado em 2º lugar neste último campeonato, o que nos deu a possibilidade de poder voltar a subir de divisão.

- Acha que a estrutura do clube está preparada para os nacionais, tendo em conta que há duas épocas atrás disputavam a 1ª distrital?
Como referi anteriormente, mal terminámos o campeonato deparamo-nos com a possibilidade de subir de divisão e iniciamos um conjunto de reuniões para aferir a viabilidade financeira e estrutural do clube de forma a saber se podíamos encarar de forma tranquila essa tal subida. A verdade é que o clube - sem entrar em “loucuras” - sente que tem estrutura e organização, principalmente a nível financeiro, para disputar o campeonato nacional da 3ª divisão. Obviamente, o clube conhece as suas limitações e por isso não entrará num campo em que muitas vezes outros clubes entram e não se vai dispersar gastando dinheiro extra na aquisição de jogadores e outros luxos para os quais o nosso panorama não nos permite ir. Por outro lado sabemos do potencial que poderemos vir a aproveitar com esta presença, uma vez que o GARECUS é único clube do concelho de Pombal com equipas seniores masculinas em competições nacionais o que, naquela pequena região, é um feito único.

- Com este convite para a 3ª nacional o clube vai procurar outros reforços que não os inicialmente perspectivados para o campeonato de honra distrital?
Como é normal, quando iniciei a preparação do plantel para a próxima época tive sempre em consideração a possibilidade de disputar os nacionais e por conseguinte a maior parte dos jogadores já vinham preparados para as duas possibilidades. Apesar de tudo, ficaram sempre algumas vagas disponíveis para jogadores que sabíamos à partida que só seriam aquisições se disputássemos o campeonato nacional. Mas como disse anteriormente, as aquisições terão em conta a política do clube e que eu apoio, em jogadores jovens, da região e com margem de progressão.

- Que expectativas têm para esta temporada do GARECUS na 3ª Nacional?
Como já vem sendo habitual ao longo do meu percurso no GARECUS, todos os anos têm sido novidade para todos, seja equipa técnica, jogadores, directores, e a próxima época não fugirá ao vivido anteriormente. Será portanto, uma época de estreia para praticamente todos os elementos e, como em épocas anteriores, o nosso lema será sempre trabalhar muito e bem, com grande espírito de grupo e com um conjunto de jovens jogadores que estão ali para dar tudo e para evoluir. Depois é ir vendo o rumo dos acontecimentos e irmo-nos adaptando às circunstâncias. Para concluir, muita gente poderá questionar e colocar em causa o facto de subirmos uma vez que a 3ª divisão irá terminar e só os três primeiros classificados obterão a dita “permanência”. No entanto, eu vejo esta subida na perspectiva que representa uma oportunidade única para clube, equipa técnica e jogadores de competirem a este nível – uma vez que foi garantida viabilidade para tal. E lutaremos pela permanência, independentemente da sua dificuldade.

Sem comentários:

Enviar um comentário