quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO (6)

Modelo competitivo do Campeonato Distrital de Futsal Sénior Masculino da AF Santarém

Todos os anos a AFS acaba por modificar os seus modelos competitivos no que respeita ao CD Futsal Sénior masculino, e que por si só acaba por demonstrar o fraco interesse, empenho e conhecimento da modalidade no distrito. Pode dizer-se que estão a mudar o modelo competitivo todos os anos e que isso é sinal de interesse, mas acaba por não o ser uma vez que nunca vai de encontro com as necessidades e interesses dos clubes. Se até agora os clubes tinham um pouco de culpa por os modelos não serem adequados à realidade distrital, este ano assim não o tem porque existiram duas reuniões (uma em Santarém e outra em Tomar) para debater este assunto, e fico perplexo quando nenhuma das propostas ou opiniões foram tidas em conta para o modelo do novo campeonato. Pior, penso é que a AFS deveria ter enviado e comunicado aos clubes com o novo modelo antes de o por em pratica. Por outro lado é muito mau adoptarem o mesmo modelo de à 2 anos que foi duramente criticado, parecendo que até andam a brincar connosco.

Um dos pontos referidos nessas reuniões, foi que para haver um campeonato competitivo é necessário alguma quantidade de jogos devendo estes andar à volta dos 24 jogos campeonato, ao contrário de o ano passado (16 jogos campeonato) e este ano (28 ou 30 jogos campeonato apuramento de campeão e 22  ou 24 jogos apuramento 1ª divisão). Enquanto que no apuramento para a 1ª divisão este ano o numero de jogos é aceitável, para o apuramento de campeão é um numero algo exagerado. No entanto, é de referir que não existindo 2 divisões em Santarém torna-se difícil arranjar um solução, uma vez que também foi unânime que é importante existirem 2 divisões para existir mais competitividade. Agora para isso é necessário existirem mais clubes e mais incentivos a estes, ainda por cima em tempos difíceis como os que vivemos, coisa que a FAS não faz.

Na minha opinião (foi essa que sugeri na reunião de Tomar) é que se deveria realmente fazer uma 1ª fase para verificar as melhores equipas de ambas as series uma vez que não existe 1ª e 2ª divisão (como foi feita este ano), realizando cerca de 14 ou 16 jogos cada equipa (16 jogos para a serie B porque há 9 equipas) e que de seguida se realizariam fases finais  A, B, C, ... em campeonato. Como eram essas fases finais: Serie A (2 primeiros classificados de cada serie), serie B (3º e 4º classificados de cada serie) e assim sucessivamente, onde eram apurados os campeões e o resto da classificação de modo a que seja possível a realização de 1ª e 2ª divisão caso haja um numero mínimos de equipa na presente época, uma vez que já existem classificações da época anterior, realizando nesta fase final mais 6 jogos cada equipa, fazendo um total de jogos por equipa 20 a 22 jogos cada, que mais a taça (pelo menos mais 1 jogo) daria uma quantidade razoável de jogos para uma época.

Para um modelo ideal de competição com 1ª e 2ª divisões, sou defensor que a 1ª divisão deva ter 12 equipas (24 jogos por época) e que para existir uma 2ª divisão deva existir um mínimo de 10 equipas (20 jogos). Para isso é necessário um total mínimo de 22 equipas inscritas (este ano existiam 17 equipas), caso isto não aconteça mantém-se o esquema anterior. Atenção que pode parecer que este ano algumas equipas realizaram poucos jogos, mas neste esquema por exemplo podiam existir 21 equipas ,(o que inviabiliza a 1ª e 2ª divisão) onde cada serie teria 10 e 11 equipas o que daria 20 e 22 jogos, mais 6 jogos das fases finais com totais de 26 e 28 jogos.

É um só uma sugestão que não foi aceite e que os senhores da associação nem devem se quer ter pensado ou dormido sobre ela, sendo mais fácil ir buscar o modelo do ano transacto.
Para terminar se para o ano existirem equipas suficientes para existir duas divisões, na fase de apuramento para a 1ª divisão as equipas em disputa (incluindo a minha equipa) devem de tentar ficar nos 4 primeiros lugares, descendo para a 2ª divisão as 5 equipas restantes.

Uma boa continuação para todos.

Nuno Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário