terça-feira, 24 de maio de 2011

Sondagem: Qual a equipa que praticou melhor futsal nesta 2ª fase (apuramento 1ª divisão)?

  1. GRUDER (88%)
  2. CBG (26%)
  3. Ouriense (15%)
  4. Entroncamento (7%)
Como é óbvio estas votações acabam por serem de certa forma influenciadas podendo não haver imparcialidade uma vez que na sua maioria os visitantes acabam por serem adeptos do meu clube ou de um conjunto mínimo de clubes. De qualquer forma a a votação explicita que realmente estas foram as melhores equipas nesta fase, faltando referir aqui obviamente o campeão, Vitória de Santarém. Mais um vez refiro que a larga margem que a minha equipa tem de vantagem para a CB Golegã que é segunda é muito influenciada. 

Vou aproveitar esta votação para dar a minha humilde opinião das equipas que constituíram esta segunda fase:

Vitória de Santarém: Só por ser o vencedor tenho de lhes dar o parabéns. Em termos de futsal penso que tem o seu ponto forte a organização defensiva e transições rápidas. Com a mudança de treinador acabou por ter uma uma arma muito importante, que foi os espírito de grupo e de entrega. Como aspectos negativos, a utilização em demasia do jogo directo e pouca organização ofensiva.

Juventude Ouriense: Acaba por ser uma equipa que nunca conseguimos vencer este ano e que apresenta sempre excelente jogadores, mas tarda em afirmar-se para patamares maiores, o que se torna dificil de compreender, uma vez que já mantém o mesmo técnico e a maioria dos jogadores à algum tempo. Das poucas que tenta jogar futsal, mas acaba por ser um pouco previsivel e com pouco objectividade quando joga contra equipas que se fecham bem atrás. Também é forte no aspecto defensivo e mortífera nas transições.

Casa do Benfica da Golegã: Uma equipa com muito bons executantes e que tem uma equipa bem organizada, tendo como pontos fortes o facto de ter jogadores muito experientes, mas que este ano acabou por não ser bem aproveitado uma vez que foi a defesa menos batida de longe. Faltou algo na finalização e na organização ofensiva. A verdade é que também a maioria das equipas sabendo o potencial desta equipa acabou por defender fechado criando imensas dificuldades. Esperava-se muito mais.

ADCF Entroncamento: Esta equipa acabou por ter uma evolução muito positiva e mesmo com um plantel que se considerava pouco equilibrado para estas andanças o mister Orlando conseguiu formar um grupo unido e coeso, que se preocupou em jogar futsal apesar das limitações. Na minha perspectiva o seu ponto forte foi a leitura do jogo de cada adversário  e a capacidade de jogar de igual com cada um deles apoiando nesse factor. Aspecto menos positivo alguma falta de discernimento nos momentos decisivos, muitas vezes provocadas e apoiadas sempre pelos erros das arbitragens que nem sempre podem ser os factores para as coisas correrem mal.

Tramagal SU: Um equipa que também teve um evolução muito positiva ao longo da época, tendo alguns jogadores experientes a com o seu técnico a conseguir meter esta equipa a fazer coisas que muitas nem sequer trabalham. Tiveram um apoio muito importante de alguns juniores com qualidade e que devem continuar a potencializar. A meu ver poderiam ter feito bem mais, não fosse por vezes alguma indisciplina e agressividade desmedida que acaba por desconcentrar a equipa e a prejudicar mesmo que por vezes possam ter alguma razão.

UD Pinheiro e Cabiçalva: Uma equipa jovem e com alguns valores, mas que ainda tem muito para evoluir e para trabalhar. Uma das equipas mais fracas em todos os aspectos, não porque não tem jogadores capazes, mas mais por falta de orientação técnica de qualidade que pudesse potencializar aquela equipa. Conseguirem com os poucos recursos que possuem um campeonato razoável.

Azinhaga AC: Um equipa que aparece este ano e que ve perder o seu melhor jogador a meio da temporada faz com apresentasse um conjunto algo fraco e com um plantel com muitas lacunas. No único jogo que vi e que acabamos por defrontar, é uma equipa que defensivamente é muito fraca e que baseia o seu jogo em dois jogadores um pouco acima da média da equipa para tentarem tirar partido em lances individuais ou em contra-ataques rápidos.

Louriceirense: A equipa que termina esta fase em último sem nenhuma vitória mas com 3 empates perante equipas que terminaram no topo, demonstrando que talvez não fossem a equipa mais fraca deste campeonato. No seu reduto são muito dificeis pela facto de ser um campo com dimensões reduzidas e que para quem não está habituado torna-se mais exigente. Penso que era uma organizada, com rotinas de jogo, jogavam ao contrario da maioria das equipas em 2:2 o que demonstra que se trabalhava. Com um pouquinho de sorte poderiam ter feito um pouco mais.


GRUDER: A minha equipa como já referido, este ano apresentou um plantel mais debilitado, mas  que não significasse que tinha menos potencial. Talvez fosse das equipas que mais tentou jogar futsal, das poucas com foras, livres e cantos estudados. Com padrões de movimentos para um sistema táctico trabalhado e adapta do dependendo dos adversários. Onde tivemos mais dificuldades foi na organização defensiva onde as coisas não correram bem, por eu ter arriscado em tentar dar um passo em frente em deixar a marcação HxH, mas pelo menos tentamos. Talvez a única equipa do distrito que treinava 3 vezes por semana, 2h por treino e só assim conseguíamos fazer o que fazíamos. Foi pena realmente as enormes contrariedades pelo que a equipa passou, desde lesões e abandonos por motivos profissionais e pessoais, terminado jogos com somente 5 elementos e com o GR suplente a equipar-se como jogador de campo, ou jogos com jogadores de campo a serem GR.. O balanço final é positivo mesmo que não tivéssemos ficado em 1º lugar apesar de termos os mesmo pontos que 1º classificado.

Sem comentários:

Enviar um comentário