domingo, 19 de dezembro de 2010

DESABAFO ...

Neste momento a minha equipa está arredada das disputa da fase final de disputa de campeão do campeonato distrital de Santarém, deixando alguma tristeza uma vez que nos anos anteriores tínhamos conseguido situar-se nas posições cimeiras. Sabia à partida que não era uma tarefa fácil ou quase impossível, sabendo das dificuldades que tive em construir um plantel minimamente competitivo, uma vez que os nossos esforços em ter uma equipa para lutar pelos 1ºs lugares se esfumaram quando a equipa do Sandoeirense fez a sua equipa, e que nos levou 4 ou 5 jogadores que estavam certos na minha equipa. Depois com esta situação foi quase impossível segurar mais outros 2 jogadores que naturalmente rumaram para um clube vizinho, já da AFL.

PS: Dar os parabéns à excelente equipa do Sandoeirense, mas que para mim não é surpresa nenhuma porque todos os jogadores já tem muito tempo de pratica de futsal (Freixianda e Fárrio) e que tem muito bons executantes. Dizer que tambem compreendo o facto de terem saído e criado esse novo clube, se tivesse a oportunidade de jogar pela terra também o fazia, aliás como sempre tenho feito:)

No entanto, apesar de ser dificil nunca escondi que o meu objectivo e da equipa era ficar nos 4º primeiros lugares, mesmo sabendo que tinha uma equipa com muita gente nova e com pouco ou nenhum tempo de futsal.

Agora o principal objectivo deste post é deixar uma palavra de apreço aos directores e presidente pelo esforço que tem feito e na confiança que tem depositado, nunca baixando os braços apesar das dificuldades, e louva-los pela aposta na formação sendo esse o ponto de partida e do futuro para o nosso clube. Também agradecer aqueles jogadores que tem sido incensáveis e esforçados, prejudicando por vezes a sua vida pessoal em prol deste projecto.

Outro desabafo tem a ver com o facto de nem tudo ser um mar de rosas, e que provavelmente que estiver num clube pequeno e ler isto, se vai identificar com os mesmo problemas. Portanto, apesar de ter um plantel com algumas lacunas, aconteceram um conjunto de factores que nos tem dificultado a vida, como por exemplo de ter dois ou três jogadores estudantes universitários que treinam 1ª vez ou nenhuma por semana e que eram importantes na manobra da equipa, jogadores que por motivos profissionais umas vezes treinam e outras não, e o agravar desta situação é o facto de treinarmos num pavilhão que quando chove é impossível treinar.

Eu enquanto treinador sinto-me impotente para lidar com estas situações e por mais que nós nos preparemos, planeamos ou observamos jogos, pergunto-me se vale a pena uma vez que constantemente tenho de mudar tudo.

Mas de maneira alguma me quero apoiar em desculpas para as coisas não correrem bem, mas a verdade é que estes factores não tem ajudado e por vezes torna tudo mais dificil,, tendo inclusive tido jogos só com um ou dois suplentes, e inclusive tenho jogado condicionado por não existir outra solução. Já não quero falar dos jogadores que começaram connosco e que já não estão ou que, jogaram pouco ou ainda nem jogaram por lesão (Pedro, Rui, Paulito, David).

É claro que um bom treinador é aquele que consegue tirar o maior rendimento possível da equipa independentemente das contrariedades, tendo para isso de ter uma grande capacidade de adaptação.

Resta-nos terminar esta 1ª fase com honra e pensar em fazer o melhor possível na 2ª fase, tentando se possível realizar alguns ajustes no plantel, mas que certamente será muito dificil.

Foi apenas um desabafo e não uma fuga, porque cá estarei até ao fim para a luta...

1 comentário:

  1. Boas amigo Nuno, o que tás a relatar é e são situações que acontecem em todo o lado, dou-te o meus parabéns pelo teu excelente trabalho e pela força de vontade que tens, pois é dificil um treinador aguentar certas e determinadas situações, porque há muita gente que não pensa assim, mas nós treinadores tambem temos familia em casa..e tambem custa ir para os treinos e ver lá poucos para treinar o que nos obriga a alterar completamente o que planeámos ou ter o chão do pavilhão completamente encharcado, o que nos acontece tambem aqui em Maças.
    Por isso, dou-te o devido valor pelo teu desabafo, acho que nos identifica a todos.
    Grande abraço e boa sorte para a 2ºfase.

    ResponderEliminar