quarta-feira, 8 de maio de 2013

Artigo de Opinião - Fernando Ferretti

 Os Sistemas Defensivos - Uma Visão Atual

08/05/2013

 
Historicamente, no Futsal sempre existiu um predomínio dos sistemas de defesas sobre as formas de atacar. A cada novidade ofensiva, chega sempre uma ação defensiva que neutraliza ou minimiza a iniciativa dos ataques.
Entretanto, a realidade que se vê nas quadras é muito diferente sobre os conceitos que os textos e livros de tática do Futsal, ainda ensinam.
Defender é muito mais que marcar no meio ou pressionar o adversário. É muito mais que fechar o meio. As antigas linhas de defesa, durante muito tempo somente consideravam a postura coletiva da equipe quanto ao espaço de quadra.
Hoje é muito mais do isso e o nosso jogador vai sendo mais valorizado pelos fundamentos táticos que aprenderam, ao mesmo tempo em que interagem no sistema coletivo de defesa.
Então, antes de qualquer coisa, defender do ponto de vista da iniciativa individual de cada atleta é:

- Tentativa de Desarme
- Acompanhamento ou Troca de Marcação
- Retomada do Equilíbrio para nova tentativa de desarme

Não existe defesa eficiente sem a devida agressividade do atleta marcador para tentar roubar a bola do adversário. E para desarmar é necessário estar equilibrado.
Atualmente todos os sistemas de defesa , valorizam mais os conceitos de desarme e equilíbrio do que o acompanhamento do adversário, razão pela qual as dobras (alguém deixa de seguir seu adversário para ajudar um companheiro no desarme) e o quadrante ( equilibrado sistema de defesa de 2 linhas ) serem preferência da maioria das principais equipes brasileiras.
Outra faceta importante para o atleta moderno, é saber induzir os atacantes para um espaço morto de quadra e ou neutralizar sua lateralidade predominante.
Portanto, melhorar a capacidade volitiva (concentração,vontade,garra, abnegação, luta....) de nosso atleta, é preponderante antes de mais nada para melhorar o nosso sistema de defesa.Sem desarme não há defesa que funcione bem.Pense nisso e até breve.....
 

Sem comentários:

Enviar um comentário