quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ARTIGO DE OPINIÃO (1)

COMO TRABALHAR OS ASPECTOS PSICOLÓGICOS APÓS DERROTA?

Todos sabemos que uma derrota é sempre uma derrota, mesmo que os objectivos sejam os mais baixos e que achamos que andamos só para nos divertir, ou por mais que se diga que perdemos mas jogamos bem.
Primeiro ponto, não acredito em vitórias morais, nem acredito em azares ou falta de sorte, tal como de o principal objectivo seja passar o tempo ou de se divertir. Esse dito passar o tempo ou divertir é muito giro mas todos jogam porque gostam de ganhar, é esse o objectivo do jogo. Os erros ou a falta de sorte trabalham-se, e é importante demosntrar esses aspectos aos jogadores. Por isso torna-se importante saber como lidar com este tipo de situações, durante a semana seguinte de modo a não prejudicar o espírito de grupo, a motivação e o empenho no próximo jogo.
O que eu faço com a minha equipa, em primeiro lugar é debater o jogo em grupo logo no 1º treino da semana, não arranjando desculpas para os erros, mas sim aponta-los e percebendo o porque e de que forma podemos corrigi-los. É importante encontrar aspectos positivos de forma a demonstrar que o que se anda a trabalhar está a aparecer e desta forma poder motivar os jogadores.
É importante, incutir desde logo uma atitude de motivação e de viragem para o próximo jogo de forma a levantar o ânimos e o cabiz baixo que os jogadores podem ter. Uma coisa importante a ter em conta, é saber que o treinador é a imagem da equipa, e portanto este tem de ser o primeiro a incutir estes ideais. Não pode um treinador chegar ao treino após uma derrota, com o cabiz baixo, desanimado e sem vontade de trabalhar, porque rapidamente se transmite isso aos jogadores.
No 1º treino, sou apologista como forma de interacção entre a equipa e de forma a esquecer o desaire anterior, a realização de jogos ou situações lúdicas. Estas actividades permitem que os jogadores descontraiam um pouco e que riam durante o treino. Ex: Jogos dos passes com o objectivo de colocar a bola em cima da baliza, Futvolei, etc.
Durante a semana, trabalhar de forma a corrigir os erros do jogo anterior, incentivando e motivando a equipa, demonstrando a sua evolução na correcção dos erros ou de outros objectivos pretendidos.
Na véspera do jogo, é natural alguma ansiedade e a vontade de dar a volta por cima, que pode criar na equipa um estado de nervosismo que a pode bloquear e se as coisas não saírem bem, pode tornar-se numa bola de neve. É importante o treinador não demonstrar o nervosismo mesmo que ele exista, e passar a mensagem de tranquilidade e que se trabalhou durante a semana para conseguir ultrapassar aquele adversário, dando confiança aos seus jogadores.
OBSERVAÇÃO: Este post e todos os que colocar são da minha inteira responsabilidade, podendo não ir de encontro com todos os ideais, mas para isso é que fiz este blog de forma a podermos debater ideias e aprendermos todos uns com os outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário