segunda-feira, 22 de novembro de 2010

NOVA DERROTA NUM JOGO DE EMOÇÃO E CASOS

GRUDER 4 x 5 CD Fátima

Domingo passado a minha equipa recebeu a equipa do CD Fátima, sempre com bons jogadores, bons técnicos e das melhores equipas do distrito a praticar futsal, sendo a actual detentora da taça e supertaça do Ribatejo. No entanto, esta equipa vinha de um conjunto de resultados algo surpreendentes e vinham para o nosso jogo com a vitória na mente.

Nós por outro lado, estávamos numa situação algo intermitente, uma vez que se ganhássemos acabávamos a 1ª volta no 3º lugar com 15 pontos e se perdêssemos passaríamos para o 5º posto com 12 pontos, classificação que de certo não faz parte dos nossos objectivos, mas infelizmente foi isso o que aconteceu.

Para este jogo, visto a equipa do Fátima ser uma equipa forte, optei por defender mais recuado, ou seja, na linha 4 e tentar sempre que possível sair no contra-ataque ou utilizar ataques rápidos (saídas de pressão) sempre que a equipa do Fátima pressiona-se. Parecia que estava a adivinhar e foi mesmo assim que decorreu os primeiros 10 minutos de jogo, onde a minha observação para este jogo teve total sucesso, dando origem a 3 golos neste intervalo de tempo, com o 1º golo numa saída de pressão do GR excelentemente executada, e os dois golos seguintes em contra-ataque. O jogo estava a decorrer como o previsto.

No entanto, a equipa do Fátima carrega ainda mais, sempre à procura do prejuízo e numa altura em que já estava forçado a fazer substituições, o equilíbrio da minha equipa quebrou-se, e passamos por momentos de aflição e sem conseguir aplicar o nosso jogo. O Fátima aproveitou bem esse descontrolo e em dois lances felizes com a bola enrolada no meio da área, por fortuna consegue marcar dois golos. Nem com um desconto de tempo consegui inverter esta situação e seria novamente o Fátima a marcar novo golo num bom remate dos 10m. Depois com os jogadores mais influentes a regressarem ao jogo, este ficou novamente equilibrado e foi um jogo mais equilibrado existindo oportunidades de parte a parte.

Na 2ª parte novamente com o 5 inical, optei por continuar a defender na linha 4 e sempre que possível subir as linhas de marcação. Neste 2ª parte conseguimos impor mais o nosso jogo ofensivo, uma vez que o Fátima baixou a sua linha de marcação, tendo sido um jogo mais equilibrado. No entanto, seria o Fátima a passar para a frente pela 1ª vez no encontro, num lance onde estivemos mal na troca defensiva, com o nosso jogador a chegar atrasado. A partir desse momento tive de pressionar em cima, invertendo-se os papeis da 1ª parte, com a nossa equipa a jogar e a ter mais circulação de bola, e o Fátima a apostar no contra-ataque. A aposta foi bem sucessida, uma vez que conseguiríamos chegar rapidamente ao empate logo depois. Mas pouco tempo depois, em mais um erro de marcação o Fátima passaria para a frente, para nosso desanimo total. Nos 5 minutos finais coloquei a artilharia para dentro da quadra, e só por muito pouco, mesmo a terminar o encontro não empatamos o jogo, para desanimo total.

Destaque pela positiva para o nosso GR, que teve muito trabalho tanto na 1ª parte como na 2ª, que esteve em bom plano, tal como o GR do Fátima, mas é para isso que eles lá estão. Destaque ainda para a nossa produção ofensiva na 1ª parte no modelo de jogo optado (contra-ataque) onde conseguimos marcar e aparecer imensas vezes isolados para o GR e na 2ª parte com um ataque mais organizado onde conseguimos corrigir algumas lacunas evidenciadas em jogos anteriores. Parabéns aos meus jogadores pela sua garra e atitude. Por fim, de louvar mais uma boa casa, com muito apoio e emoção nas bancadas, dando cada vez mais vontade de continuar a trabalhar e louvar o clube e esta terra.

Pela negativa: a dupla de arbitragem ou melhor a AFS que não sabe o que anda a fazer, quando nomeia uma dupla de arbitragem destas para um jogo desta importância, dando para ver o fraco conhecimento e interesse que tem por esta modalidade. Aos senhores dos apitos não posso criticar, porque dá para ver que eles coitados não sabiam mais, mas que acabam por errar em situações graves e que poderiam ter alterado os acontecimentos do jogo. Só para dar alguns exemplos de erros graves: numa situação de que íamos 3x1, o nosso jogador central que levava a bola, passa a bola criando uma situação de 2xo, mas sofre falta ao mesmo tempo, os árbitros interrompem de imediato o jogo para marcar falta onde deveria ter deixando o jogo andar. Estávamos todos incrédulos, mas depois pensei que talvez fosse dar cartão vermelho, mas qual quê, os árbitros não sabiam quem era o jogador, ouvi eles a perguntarem um ao outro sobre qual seria o jogador da falta, mas como não sabiam não deram nenhum cartão, simplesmente absurdo. Outro lance em que o nosso jogador ganha a bola na ala, ficando novamente numa situação de 2x0, mas o arbitro interpreta que este fez falta para recuperar a bola (tenho a filmagem), falta que só ele viu. Podia enumerar um penalti, um atraso ao GR que ninguém viu, nem nós mas após eu ver a filmagem é que reparei (por isso esta passa;)), um cartão para o nosso GR que era ao contrário, uma vez que ele se limitou a tentar ir buscar a bola para a reposição rápida, mas que foi impedida por um jogador do Fátima e ele é leva cartão, mas pronto.

Mas pronto, já passou e mais uma vez eles não tem a culpa, a culpa é da AFS com estas nomeações e não estou a arranjar desculpas para a derrota, até porque não levamos outro resultado por nossa culpa porque falhamos muitas ocasiões e também porque cometemos alguns erros defensivos.

Jogaram: Gonçalo (GR), Jorge (1) (c), Filipito, Nuno Marques, (1) Nuno Gonçalves. (2) Jogaram ainda: Sergito, Afonso, Ricardo. Não jogaram: Bruno Jorge (GR) e Tiago.

Sem comentários:

Enviar um comentário