sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Balanço deste inicio de campeonato

Em termos de balanço geral, posso considerar bastante positivo pelo facto de estarmos em 3º lugar e somente a 3 pontos do 1º, isto em termos de classificação. Para muita gente esta classificação pode surpreender, muito por ter existido uma grande revolução relativamente ao ano transacto neste clube, mas para mim não surpreende obviamente, porque conheço bem os meus jogadores e o seu valor, bastando somente potencializar as suas caracterista em prol do objectivo comum. A mudança também acaba por não ser tão profunda como aparenta, uma vez que estão 7 elementos do ano transacto (Boris, Toy, Mico, Patrick, Alexandre, Bicho, Pisco (estavam)) e que na sua maioria conhecia muito bem por terem trabalhado comigo, o problema foi que não jogam nem eram apostas do anterior treinador (tirando um ou dois) e que agora passaram a ser fundamentais. Obviamente vieram alguns reforços com experiencia e qualidade. Isto para chegar à conclusão que temos um grupo unido e forte, que conheço muito bem e que todos se conhecem, podendo tirar partido das suas melhores caracteristicas e talvez seja esse o sucesso de uma equipa que muitos desconheciam.

Em termos de futsal, estamos a praticar um futsal razoável mas inconstante, demonstrando que ainda há muito trabalho pelo menos nas dinâmicas ofensivas onde podem ser melhor assimiladas principalmente na tomada de decisão e/ou na precipitação em alguns períodos de jogo. Mas a verdade é que temos o 2º melhor ataque da serie e a 5ª melhor defesa, e acho que temos melhor rotinas defensivas do que ofensivas (apoiado num grande GR), o problema é que se começa a defender quando ainda se tem a posse de bola e quando isso não acontece (quando nos precipitamos em querer fazer tudo depressa e a não ter coberturas ofensivas ou equilíbrio) não temos a capacidade de ajustar e compensar.

Em termos individuais e como demonstra o inquérito realizado no blog, existe um conjunto de jogadores que tem tido um papel mais activo, mas no meu entender só estamos onde estamos porque funcionamos como um todo e todos sabem o seu papel e a sua importância nesta equipa. Gostaria de destacar o Alexandre (GR) que é meia equipa (para mim um Gr tem de ser meia equipa no futsal) e temos a felicidade de poder contar com ele, uma vez que é um GR que tem todas as capacidades para estar numa 3ª ou 2ª nacional e futuramente ser GR de 1ª divisão, seguramente. Tem tido um papel fundamental e por isso ser considerando o elemento mais importante do plantel no inquérito. Seguem-se Nuno Marques e Nuno Rasteiro, o 1º (eu) talvez pela experiência e vós de comando na equipa, o segundo com uma veio goleadora e com muita raça dentro de campo. Patrick e Paulo bicho vem logo atrás, o 1º pelo seu poder de posse de bola enquanto pivot e o 2º pela sua simplicidade nos processos de jogo e pela sua qualidade técnica. O mico começou muito bem a época mas teve um período menos e bom e está novamente a demonstrar todo o seu potencial, principalmente em termos individuais, dos mais evoluídos do distrito. Boris, Filipito e Toy tem sido talvez , na minha opinião, os jogadores mais importantes, pela sua experiência e espírito de grupo inigualável, são este jogadores que fazem a diferença dentro e fora do campo. Tiago é um batalhador e não desiste mesmo sabendo que por vezes não tem as mesma capacidades de alguns, um exemplo em termos de atitude e de vontade. O Magrinho aparece este ano pela 1ª vez no futsal (vindo do andebol) e tem evoluído a olhos visto, mas obviamente tem ainda muito que escalar. Micael chega já "atrasado" e tem tido algumas dificuldades em treinar, mas denota-se capacidades e muita progressão.

Neste momento temos um plantel a ficar curto (com as saídas de Pisco e Bicho) e que tenho aproveitando para chamar 5 juniores com grande potencial e que serão certamente mais valias para a equipa, são ele: Tiago, Telmo, Emanuel, Jordi e Samuel. De qualquer forma o grupo mesmo sendo pequeno é unido e tem se empenhado de forma a colmatar as dificuldades e temos de continuar a trabalhar mais e melhor para podermos continuar a ter os resultados que temos vindo a ter.


BOM NATAL E BOAS FESTAS PARA TODOS.

NUNO MARQUES

1 comentário:

  1. "O Magrinho aparece este ano pela 1ª vez no futsal (vindo do andebol) e tem evoluído a olhos visto, mas obviamente tem ainda muito que escalar. " Foi a melhor parte deste TEXTO ! O stor diz coisas boas, e que motiva os jogadores, mas esta frase, é muito boa, "tem evoluídos a olhos vistos" é sem duvida para mi uma motivação para continuar a trabalhar para quando o Alex for substituir o Benedito no Sporting eu estar ao nível dele (acredito que com trabalhado e ajuda do Alex,e jogadores, eu poderei chegar lá). Obrigado pela confiança e pela oportunidade, e aquelas minis no final dos treinos/jogos(secalhar nao era para dizer xD)

    ResponderEliminar