domingo, 10 de março de 2013

FASE MENOS BOA "ASSOMBRA" GARECUS

Pois é, infelizmente o facto de estar privado de Internet tem-me dificultado a minha actualização deste espaço como eu queria. Nos últimos jogos obtivemos dois resultamos extremamente penalizadores e que nos fazem perder o comboio dos primeiros lugares e por outro lado os adversários mais recuados se tem aproximado. A equipa está a passar numa fase menos boa e parece que tudo corre mal. Por outro lado com a 2ª volta muitas equipas se reforçaram e/ou tem de necessariamente de obter pontos fazendo com comece a existir resultados mais "estranhos" relativamente a 1ª volta. A verdade é que infelizmente temos encontrado adversários que provavelmente por estarem numa posição mais baixa na tabela relativamente a nós que vem jogando com uma postura muito defensiva, com linhas muito baixas e querendo aproveitar os nossos erros ou as transições rápidas. Desta forma acabamos por ter mais domínio do jogo, tentamos sempre tentar jogar bem e jogar aberto, mas infelizmente quem tem esta mentalidade nem sempre é premiado. Por mais que me custe assumi-lo mas o jogar na expectativa, defender com linhas baixas e apenas jogar no erro, neste distrital tem vindo a ser o modo de a maior parte das equipas conseguirem ganhar. Também já o fiz é verdade e com êxito e apesar de não ser nada apologista deste tipo de mentalidade, provavelmente terei de embarcar nesta onda porque senão sujeito me a levar constantemente um saco cheio para casa. Não estou aqui também a dizer que as equipas com quem jogamos não tenham se apresentado somente neste tipo de jogo, mas aproveitaram bem esta situação e nestes últimos dois jogos também nos temos de queixar de nós próprios porque penso que fomos nós a dar de bandeja o jogo com erros graves que não se podem cometer. Fica para a história os resultados:
 
Santiago da Guarda 7 Garecus 2
Marcadores: Moleiro e Boris
 
Garecus 3 Externato da Benedita 7
Marcadores: Moleiro (2) e Patrick

3 comentários:

  1. Caríssimo Mister Nuno Marques,
    Parece-me um texto demasiado rudimentar em função daquilo que aqui tenho lido e que, muito sinceramente, tenho gostado. Não sei se este meu comentário irá ou não ser publicado, mas de qualquer forma, tenho que dizer que a análise que foi feita aos dois últimos jogos não me parece de todo a mais correcta (falo apenas do jogo União Desportiva de Santiago da Guarda vs GARECUS). Se no jogo da 1.ª volta li, apreciei e concordei com o comentário, do qual transcrevo um parágrafo, para que não restem dúvidas, "O jogo acabou por ter sempre a mesma toada com o Santiago a defender em linhas mais recuadas e a dar a iniciativa de jogo, explorando principalmente as transições ao invés do nosso jogo com uma pressão constante sobre o adversário".
    De facto, foi assim. Mas neste jogo da 2.ª volta, permita-me a discordância, mas não foi de facto assim. A UDS entrou muito bem no jogo, com metade da 1.ª parte de domínio claro. Na segunda metade, o GARECUS foi superior justificando a igualdade que apenas não se registou ao intervalo por um lance fortuito e de sorte da nossa equipa. Seria portanto justo, em minha opinião, um empate ao intervalo. Na 2.ª parte, julgo não existirem dúvidas acerca do merecimento da vitória. Não vi a UDS recuada, nem com as linhas baixas. Vi antes um GARECUS a tentar jogar muito directo com um atleta de elevada estatura a jogar muito na posição de PIVOT. Vi um GARECUS a tentar individualizar as suas jogadas e vi ainda uma equipa desorientada com elementos a perderem a cabeça e inclusivamente a terem atitudes bastante irreflectidas, com colegas e elementos da sua equipa e do seu banco. Tenho a certeza que sabe de que atitudes falo, mas essas não nos dizem respeito a nós.
    Parece-me que foi uma análise demasiado simplista e que não reflecte aquilo que se passou.
    Espero sinceramente que alguma falta de lucidez na análise tenha a ver com os problemas de internet e com algum esquecimento, pelo facto de não escrever tão periodicamente e não com os resultados…
    Confesso que é com agrado que tenho o seu blog na minha lista de favoritos no explorer.
    Por último, permita-me discordar também da "estranheza" que falou dos últimos resultados. Na minha opinião, estranho foi o distanciamento que as 4 equipas do topo alcançaram desde início (com o seu mérito, obviamente). O campeonato é mais equilibrado do que a tabela sugere... E não foram as contratações de inverno, nem a escassez de pontos que o está a tornar mais equilibrado. Talvez o inverso possa ter acontecido e algumas equipas tenham perdido elementos importantes, numa fase crucial e em que outras estarão a atingir um nível mais elevado.
    Em minha opinião o artigo que escreveu, ao contrário de outros, focou-se demasiado nos adversários e pouco na equipa do GARECUS…
    Espero que não leve a mal esta minha análise, mas é sincera!

    Saudações desportivas!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Texto retificado por achar que o português do texto anterior poderia criar alguma má interpretação em alguns paragrafos

    Caro Bruno Silva

    Desde já é com agrado que responde a este tópico e que é seguidor deste espaço. Realmente o facto de não ter tanta disponibilidade e de também a vida por vezes não o permitir, por exemplo esta última análise foi um pouco simplista e muito genérica. Contúdo com esta análise não quis nem perto nem de longe colocar as coisas da forma como se fez explicar. Apenas fiz uma análise global dos meus jogos e do que tenho observado nestas jornadas não fazendo referência exclusiva a UDS Guarda. A verdade é que tenho observado um pouco mais a tendência para a tal mentalidade mais defensiva comparativamente com o que presenciei por exemplo na 1ª volta e não querendo eu de todo dizer que está errado, simplesmente são opções, tal como eu faço a minha análise quer gostem ou não. Estou completamente de acordo com a sua análise ao jogo S. Guarda x Garecus onde se na 1ª parte o jogo foi mais equilibrado, na 2ª metade após termos tido erros inacreditáveis nos 5 minutos inicias fizeram com que o UDSG chegasse a uma vantagem confortável, situação que nem eu nem os meus jogadores conseguimos "encarar" de forma racional, tendo tudo andado de cabeça perdida. Desta forma o UDSG conseguiu fazer uma excelente gestão do jogo e só não marcou mais por infelicidade estando completamente de parabéns. Aliás é das equipas que mais merece estar nos lugares cimeiros pelo que tem vindo a fazer e pela excelente aposta na formação que louvo aqui. Para terminar cito uam frase do texto em cima para que fique explicito que não disse que o UDSG ou o Externato se limitaram a defender baixo: "Não estou aqui também a dizer que as equipas com quem jogamos não tenham se apresentado somente neste tipo de jogo, mas aproveitaram bem esta situação nestes últimos dois jogos".

    Gostei também da sua análise referente ás 4 primeiras equipas da tabela e do seu avanço e concordo plenamente. Penso que é um dos campeonatos talvez mais equilibrados em termos de equipas, mas também penso eu mais fraco. Para quem conhece oGarecus apesar de estar no 4º lugar, sabe que tem uma equipa muito desiquilibrada e curta e que o principal objetivo é a manutenção que por incrivél que pareça está muito próxima e estamos numa situação que nunca imaginariamos estar nesta altura. Obviamente que os nosso resultados como muitos foram por diferenças minimas e que poderiam pender para qualquer lado na maior parte deles e talvez por isso esta diferença que não corresponde com a realidade.

    O Garecus apesar de estar numa fase menos boa e bem notória, o que é normal visto o esforço feito por todos, continuamos a lutar, mas também é obvio que a motivação de quem joga contra equipas acima da tabela é outra e que optem por um tipo jogo diferente.

    Agradeço o comentário e dizer para terminar, que o post em cima "apanha" o jogo referente do UDSG x Garecus que o principal objetivo era uma análise mais global.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar