quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Rubrica Dias de Futsal: A inclusão da unidade de treino no microciclo

A inclusão da unidade de treino no microciclo

" O IDJV por norma, ou seja, no período competitivo com jogo ao sábado, treina quatro vezes por semana, com folga à quarta-feira e ao domingo. Antes de se preparar uma UT, é elaborado o mapa do micro-ciclo, onde consta a distribuição dos conteúdos principais a trabalhar pelos vários treinos da semana. Este mapa é afixado num placar do pavilhão, todas as semanas, antes do primeiro treino. Isto permite que todos os jogadores se inteirem previamente do que se pretende para essa semana de treinos. E é tendo em conta a distribuição desses conteúdos/objectivos, que é elaborado o plano de treino. 

À segunda-feira é realizado um trabalho mais aeróbio, evitando cargas intensas, até porque também se pretende com este treino uma recuperação activa do jogo do fim-de-semana. Como é o primeiro treino após o jogo, é quando se faz uma análise ao jogo anterior, referindo-se principalmente os aspectos menos positivos ocorridos, numa perspectiva de os corrigir. Também por ser o primeiro treino, é realizada uma apresentação esquematizada em computador e alguns excertos de vídeos da equipa adversária, com relevância para os seus aspectos ofensivos e defensivos, de forma a desenvolver uma parte do trabalho semanal tendo em mente as características do adversário.  

O treino de terça-feira é o treino de maior carga, onde se trabalha mais dentro da potência aeróbia, e é o treino que na sua globalidade, é o que mais se aproxima com a realidade do jogo. Como ocorre no início da semana, os jogadores têm muito tempo de recuperar do esforço, até ao dia do jogo, além disso, a quarta-feira é o dia da folga, à semelhança do que acontece após o jogo (ao sábado) em que o dia seguinte também é dia de folga. Para acelerar a recuperação muscular, após o treino de terça-feira, os jogadores fazem crioterapia (banho de gelo - cerca de 3 minutos).

Quinta-feira é o dia em que o treino começa a diminuir de volume, mas a aumentar de intensidade, realiza-se um trabalho mais anaeróbio, cuja carga é recuperável até ao dia do jogo. Normalmente trabalham-se saídas de pressão e finalizações rápidas (transições com superioridades numéricas). Trabalha-se também o jogo em espaços reduzidos, aliado a diversas condicionantes, em que a necessidade de ter mais apoios ao portador da bola é maior, obrigando desta forma a uma maior dinâmica ao nível das movimentações, além disso, o número de finalizações aumenta consideravelmente. Com este tipo de trabalho consegue-se aumentar a intensidade do jogo. 
O treino de sexta-feira é reservado para situações de bolas paradas – estratégia, e de velocidade de reacção, trabalhos de alta intensidade e de muito curta duração, cujos esforços se recuperam em menos de 24 horas. A situação táctica de 5X4 (gr. avançado) também se “afina” neste dia.

Assim, em jeito de conclusão, na elaboração de uma unidade de treino, (UT) há que estabelecer objectivos, e para isso é necessário atender ao período da época desportiva em que se enquadra, (pré-competitivo, competitivo ou transitório) sabendo que o período mais longo no futsal é o competitivo; ao dia do micro-ciclo em que se vai aplicar o treino, na medida em que a aplicação dos diferentes tipos de carga depende do tempo da sua recuperação até ao dia do jogo, logo, cargas que necessitam uma recuperação longa, devem ser aplicadas longe do dia da competição e vice-versa. Conhecer as características do adversário é outro factor de extrema importância na escolha das tarefas a desenvolver no treino, pois uma boa parte do trabalho terá como pano de fundo adaptações ofensivas e defensivas, dentro do nosso modelo de jogo, de modo a poder surpreender ao máximo a equipa adversária, e evitar de sermos surpreendidos no jogo. "


Exemplo de microciclo
Microciclo CSKA


Autor: Prof. Nuno Dais

Fonte: www.infutsal.com

Sem comentários:

Enviar um comentário