terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pré-Inscrição para Cursos de Treinadores de I e II Nível - Leiria

Estão abertas as pré-inscrições, com carácter não vinculativo, para os cursos de treinadores. A A.F. Leiria aguarda informação sobre os pressupostos para a frequência de I e II nível, devendo posteriormente os candidatos confirmar, em data a indicar, a inscrição.
 
A Associação de Futebol de Leiria manifestou junto da Federação Portuguesa de Futebol, Entidade Formador (EF), interesse em ministrar cursos de treinador de Futebol e Futsal, nível I e nível II, conforme o Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT).
Como é do conhecimento público o Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, IP) é a Entidade Certificadora (EC) dos cursos de treinador de desporto, e estes sofreram alterações profundas nas normas e regras que se aplicam à organização dos mesmos.
Neste âmbito a Associação de Futebol de Leiria informa que estão abertas pré inscrições, com carácter não vinculativo, aguardamos informação sobre os pressupostos para a frequência de I e II nível, devendo posteriormente os candidatos confirmar, em data a indicar, a inscrição.
No âmbito do Programa Nacional de Formação de Treinadores informamos que os cursos estão organizados em três componentes.
Componente de Formação Geral, bloco de disciplinas comum a todas as modalidades, que visa proporcionar desenvolvimento de competências de carácter disciplinar e transversal na área das ciências do desporto e cuja duração será de 41 horas mais avaliação no nível I e 63 horas* mais avaliação no nível II.
Componente Formação Especifica, bloco da modalidade ao qual só tem acesso quem obtêm aprovação na formação geral, visa dotar os formandos de competências específicas da modalidade, com duração de 40 horas mais avaliação no nível I e 60 horas* mais avaliação no nível II.
Componente de Formação Prática, estágio tutelado que visa o desenvolvimento supervisionado em contexto real de treino, com a duração de uma época desportiva e produção de relatório final.
*as federações podem definir duração superior para a componente formação específica.
Podem candidatar-se a treinadores de futebol todas as pessoas de ambos os sexos que possuam idade mínima de 18 anos, habilitação escolar mínima e demais requisitos específicos da modalidade que a FPF venha a indicar.
A AF Leiria aguarda que o DFF da FPF autorize a organização dos cursos de treinador e logo que possível disponibilizará plano curricular, cronograma/horário e locais de realização e valor de custo de frequência.
Os cursos de treinador da variante de Futsal ainda não foram reativados, mas os candidatos que pretendem obter qualificação nesta variante podem realizar a componente geral e aguardar que a FPF avance com a componente específica.

Sem comentários:

Enviar um comentário