quarta-feira, 4 de abril de 2012

GARECUS perde jogo em atraso com ACREDEM por processo disciplinar

Venho por este meio informar que a equipa senior masculina do GARECUS perdeu o jogo em atraso contra a ACREDEM da 15ª jornada, quando este tinha sido interromnpido aos 10 minutos de jogo devido ao piso escorregadio.  Em forma de esclarecimento, este processo vem no seguimento do meu treinador-adjunto, Tony Saraiva, na data desse jogo, ter estado suspenso por 10 dias devido a uma expulsão num jogo da equipa do GD Sandoeirense da AFSantarém, onde é também treinador.

Isto foi uma situação nova para mim que em primeiro lugar desconhecia que os castigos de uma associação transitavam para outra, pelo que fomos todos apanhados de surpresa. Obviamente, caso tivessemos conhecimento disso nunca teríamos colocado em hipótese a sua inclusão neste jogo de forma a perdermos o jogo em disputa e aqui surge a minha REVOLTA!

Obviamente, como agente desportivo ou o próprio clube deve estar informado dos vários artigos da leis que constituem o código de disciplina da FPF, no entanto, duvido que toda a gente saiba todos os artigos e que tenha conhecimento em  particular deste, uma vez que poucos ou quase nenhuns clubes tem treinadores ou dirigente em associações diferentes. Mas queria deixar aqui alguns pontos que explicam a minha revolta:

1) Nenhum clube é obrigado a saber se os seus treinadores treinam mais alguma equipa sem ser a sua, quanto mais numa associação diferente;

2) Tal como nenhum treinador tem a obrigação de informar o clube se treina ou exerce outras funções em outros clubes, desde que não coloque em causa o trabalho que tem de desenvolver em ambos.

3) Os clubes não podem ser prejudicados por uma acção negligente por falta de informação ou de propósito, de um treinador ou outro agente desportivo por não ter informado o clube do seu castigo em outra associação.

4) Mesmo que o clube tem informação de que os seus treinadores exerçam funções em outros clubes de outras associações, não recebe os mapas de castigo dessa associação e penso que é de todo descabido ter de ir à "procura" todas as semanas do mapa de castigos em outra associação.

5) Por fim, os ponto anteriores levam-me a crer que se os castigos dos treinadores ou outros agentes desportivos são transversais a todas as associações, que esses castigos devem aparecer no mapa de castigos semanais mesmo tendo ocorrido em outra associação diferente, situação que não aconteceu.

Conclusão: O nosso treinador-adjunto, por falta de conhecimento do artigo, não informou o clube da sua situação relativamente ao castigo e por noutro lado o castigo deste não constatava nos mapas de castigos da AFL anteriores à realização desse jogo, pelo que, o clube agiu na sua consciência e normalidade.

Agora eu pergunto: o clube merece ser castigado com a pena de derrota nesta situação? Tendo em consideração ao exposto, não deve o clube ser informado pela AFL que o treinador estava castigado?

Ficam as questões.

Treinador GARECUS
Nuno Marques

2 comentários:

  1. Boa noite,

    Amigo nuno como te disse pessoalmente, que fique aqui bem claro que a ACREDEM não tem nada a ver com o processo que a AF Leiria proferiu, ficámos surpreendidos pela situação e pelo veredicto.

    Parabens pelo excelente trabalho que estás a realizar, aproveito para te desejar boa sorte na luta pelo titulo e na concretização dos vossos objectivos.

    Abraço

    Miguel Lourenço
    Tr. ACREDEM - Maças Dona Maria

    ResponderEliminar
  2. Sim Miguel, como te disse nem sequer me passou essa situação pela cabeça. Obrigado pelas tuas palavras e boa sorte para o que falta para voçês. Grande abraço

    ResponderEliminar