quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

BALANÇO DA 1ª VOLTA DO CAMPEONATO

Desde já peço desculpa mas estou numa fase com muito pouco tempo e sem acesso directo à internet pelo que não conseguirei actualizar este blog da mesma forma que o fazia. De qualquer forma não quero deixar morrer este projecto de divulgação do meu trabalho e do futsal em geral. Irei fazer uma análise à 1ª volta do campeonato da divisão de honra da AFL e tentar ser o mais isento e imparcial possível podendo obviamente não agradar a toda a gente.

Esta 1ª volta tem trazido algumas surpresas e algumas desilusões como é normal e também alguma inconstância de algumas equipas que tanto obtém excelentes resultados como desiludem no jogo seguinte. De destacar principalmente o São Bento e o Garecus mas por razões diferentes. O primeiro pelo excelente campeonato que tem realizado, demonstrando ser a equipa mais equilibrada e constante da 1ª volta, denotando-se a experiência e entrosamento desta equipa que já está junta a alguns anos. O Garecus por se tratar de uma equipa que ascendeu este ano a esta divisão, tendo uma equipa jovem e em que nenhum jogador ou equipa técnica tem experiência de honra, conseguindo a proeza de estar nos lugares cimeiros e de encarar todos os adversário de igual para igual.
Na linha positiva seguem as equipas da Carangujeira e Arnal que estão na luta pelo titulo e apesar de um começo talvez não muito promissor, tem vindo a recuperar e a demonstrar o porque de à partida para este campeonato serem das principais candidatas ao titulo. São equipa a ter em conta uma vez apresentarem bom futsal e dos melhores planteis do campeonato.
Outras equipa que tem vindo a desempenhar um bom campeonato são as equipas do Portomosense e do Santiago da Guarda que ascenderam este ano a esta divisão após terem sido "repescadas" e que estão a meio da tabela e tranquilamente a lutar pela manutenção, apresentando conjuntos muito trabalhadores e tem causado muitas dificuldades às equipas do topo da tabela.
As equipas que mais tem desiludido obviamente tem sido a Igreja Velha, Externato da Benedita e o próprio Landal. Começando pela Igreja Velha, um histórico do futsal distrital que até iniciou a época com a super taça, já mudou de treinador esta época e está na linha de despromoção estando agora a querer recuperar tendo uma tarefa muito difícil nesta 2ª volta. O Externato da Benedita é outra equipa que está à quem dos seus pergaminhos, vindo da 3ª nacional esperava-se bem mais desta equipa que ainda não convenceu e está perto dos lugares de despromoção. Já o Landal apesar de ter vindo da 1ª distrital, recorda-se que foi a equipa campeã ao derrotar o Garecus na final, está no último lugar e a demorar a encontrar-se apesar de perder muita vezes pela margem mínima e ter ganho o último jogo por 4-0. Outra equipa que tem estado muito à quem do seu potencial e que inicialmente era um potencial candidato pelo seu historial e plantel é a equipa da Pocariça, que está num modesto 6º lugar e já longe da luta pelo titulo.
Por fim o HC Turquel e a CB Caldas da Rainha com prestações mais ou menos de acordo com o seu potencial mas com percursos inversos, ou seja, com a CBCR a começar bem o campeonato mas a decair e a estar na luta directa pela manutenção e o HCT a iniciar com muitas dificuldades mas a recuperar e já leva 3 vitórias consecutivas e uma classificação que lhe dá alguma tranquilidade.

Avizinha-se portanto uma 2ª volta onde a luta pelo titulo deverá passar pelas equipas do São Bento, Arnal e Caranguejeira com o Garecus na expectativa e com as equipas do Landal, Igreja Velha, CB Caldas da Rainha e Externato a lutar pela manutenção. Como é óbvio no futsal tudo é inconstante e rapidamente se invertem as tendências. Resto de bom campeonato a todos.

Nuno Marques 

Sem comentários:

Enviar um comentário